Relevância, replicabilidade e visão para o Desenvolvimento Sustentável
Objetivo
O presente edital tem como objetivo apoiar projetos e ações estratégias territorializadas – que são desenvolvidos e parceria com os movimentos sociais do território – e que sejam estruturantes na superação das situações de vulnerabilidades socioambientais com ênfase no desenvolvimento de territórios sustentáveis, a partir da articulação entre educação, redução das desigualdades, saúde e bem estar. Complementarmente, busca-se promover os aspectos aspiracionais da Agenda 2030 e seus ODS.
Áreas Prioritárias
No âmbito da presente chamada são consideradas 6 transformações como áreas de interesse. As propostas apresentadas deverão se adequar claramente a pelo menos uma delas.
(1) educação, gênero e desigualdade; (2) saúde, bem-estar e demografia; (3) descarbonização de energia e indústria sustentável; (4) alimentos, terras, água e oceanos sustentáveis; (5) cidades e comunidades sustentáveis; (6) revolução digital para o desenvolvimento sustentável, destacando sua relevância como referência para pensar uma reordenação territorial pós-pandemia.
O QUE É?
Essa iniciativa se reveste de maior importância tendo em vista o enorme impacto da pandemia da Covid-19 no cotidiano de vida da população, vividos de forma mais intensa e grave pelas populações vulneráveis urbanas ou não.
A QUEM SE DESTINA
O edital está comprometida com a equidade, valorização da diversidade e inclusão. Nesse sentido, todos os servidores ativos da Fiocruz, com formação de mestrado e/ou doutorado podem aplicar seus projetos comprometidos com os ODS
PREMIAÇÃO
A seleção obedecerá à seguinte dinâmica:
Implementação e Comunicação da Agenda 2030
Apoio financeiro de R$50.000,00 (Cinquenta mil reais).
Assessoria de Comunicação, Design e Gestão de projetos de impacto social, prestada por uma equipe de professores da ESPM SP, RJ e POA.
Assessoria técnica da Fiocruz.
Mentoria do UNFPA nos temas correlatos ao seu mandato por meio de encontros junto aos projetos selecionados.