
A atividade ocorrerá das 10h às 16h, no Pavilhão Olympio da Fonseca (antigo Pavilhão Agrícola) do Campus Fiocruz Mata Atlântica, e tem como objetivo o fortalecimento do SUS em territórios com vulnerabilidade social, enfrentando as iniquidades em saúde para a melhoria dos Determinantes Sociais da Saúde. O evento contará com ações integradas, intersetoriais e territorializadas em parceria com os dispositivos públicos de saúde, assistência social, educação, cultura e incentivo à participação das comunidades locais nos processos construtivos.
As ações também têm o objetivo de promover uma relação de reconhecimento, de resiliência do SUS e de suas ressonâncias em saúde, com os viventes do evento, proporcionando articulações comunitárias e protagonismos coletivos neste território. A vacinação é um ponto forte do evento. O Sarau foi estruturado com as mais diversas expressões do território, cultural e de serviços, e destaca em sua composição ferramentas importantes de Promoção da Saúde, que podem articular trocas entre seus atores, como o Palco Cultural e o Espaço Literário.
Outra novidade é a oferta das Práticas Integrativas de Saúde (PICs). Além das atrações culturais haverá produtos da agricultura familiar e/ou produzidos no território e artesanatos. Os serviços contaram com participações científicas e lúdicas com temas de saúde, de vários parceiros da Fiocruz e os serviços dos dispositivos atuantes no território, como o Cras Machado de Assis, a Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário, o Centro Municipal de Saúde Santa Maria, o Movimento Morhan, o Sesc entre outros. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades. O Campus da FMA tem estrutura física que valoriza a participação de PcD.